contato@farmacore.com.br +55 (16) 3629-3782
Blog
CTNBio aprova liberação de ‘vacina de DNA’ contra bactérias que atacam aves e bovinos
17/01/2017
Vacina que fortalece a imunidade dos animais contribui para a agropecuária brasileira, afirma presidente da CTNBio.

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou, nesta quinta-feira (4), em Brasília, a liberação para uso comercial do DNA Imunoestimulante BAY98 da empresa alemã Bayer. O produto chamado de "vacina de DNA" destina-se à proteção da saúde das aves e bovinos contra doenças.

"É uma vacina de DNA que estimula os receptores do sistema imunológico provocando uma resposta forte contra patógenos, como bactérias, fortalecendo a imunidade das aves e dos bovinos", explicou a pesquisadora e coordenadora de Desenvolvimento Tecnológico e Sustentabilidade da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Maria Sueli Soares, uma das relatoras do estudo para liberação do produto.

Segundo ela, a vacina será produzida na Alemanha, formulada nos Estados Unidos e importada para distribuição no Brasil. "O produto é aplicado nas aves ainda durante a endogênese, que é quando a ave ainda se encontra no ovo, entre 18 e 19 dias. Nos bovinos, o imunoestimulante é aplicado três meses após o nascimento. A CTNBio fez todos os trabalhos de biossegurança para saúde humana, animal e ambiental."

A liberação concede vistas à livre utilização no meio ambiente, registro, consumo humano ou animal, comercialização, uso industrial, e qualquer outro uso ou atividade relacionado ao produto e seus subprodutos.

"Esses imunoestimulantes voltados à saúde animal vão contribuir para a agropecuária brasileira", afirmou o presidente da CTNBio, Edivaldo Domingues Velini.

Ao avaliar e aprovar a liberação comercial de um produto, a CTNBio elabora um parecer que examina o risco associado ao organismo geneticamente modificado no que se refere à biossegurança para o uso proposto. Em seguida, a empresa precisa requerer ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento a autorização e o registro do item a ser comercializado.
CARREGAR MAIS
© 2017   Farmacore Biotecnologia Ltda Rua Edson Souto, 728 - Lagoinha - CEP 14095-250 - Ribeirão Preto - SP - Brasil
Desenvolvido por Opção